quinta-feira, 8 de junho de 2017

Combate Cultural: Sr. dos Anéis VS Harry Potter

Imagem reprodução: Google


O mundo se divide de diversas maneiras, seja por motivos complexos como diferentes credos, países, culturas ou lados político ou até mesmo por coisas mais simples, tais como filmes, brinquedos e até livros preferidos. E é por isto que decidimos fazer um novo combate cultural: E hoje respondemos o que de melhor Harry Potter e O Sr. dos Anéis têm?


Filmes

Imagem reprodução: Google

Comparando aos livros, todo filme dará ou uma leve ou uma grave derrapada na história escrita o qual se baseia, isso é fato universal. Mas, convenhamos que nesse tópico a trilogia fílmica de Frodo e Cia. dá de 10 a zero na adaptações cinematográficas de Harry Potter. Melhor dizendo, a trilogia dá de 17 a 0 na saga. O Oscar que o diga.

Livros

Imagem reprodução: Google

Convenhamos que todo ou quase todos os fãs de Harry Potter lerão algum dia a trilogia de Senhor dos Anéis. Afinal, acreditamos que HP seja uma fase de passagem entre as leituras infanto-juvenis para as mais adultas. Isso não quer dizer que o nosso amor pelo bruxinho mais famoso da Inglaterra não seja eterno, ao contrário.
Autores

Imagem reprodução: Google

A rainha diva já elogiou e muito Tolkien, então se ela própria já gosta... Quem somos nós para negar a habilidade de Tolkien de encantar a geração nerd?

Além

Imagem reprodução: Google

Toda boa saga tem o além da história principal, seja contando histórias antigas ao fato ocorrido nos livros ou depois. Se em Senhor dos Anéis temos Silmarilion e o Hobbit, como os mais conhecidos, no Harry Potter temos A criança amaldiçoada, Animais Fantásticos e Onde Habitam, Quadribol através dos séculos e Os contos de Beedle, o Brado, então ponto para o mundo mágico de Harry Potter.

Melhor Aventura

Imagem reprodução: Google

Que o Sr. dos anéis é um clássico da literatura todos sabem, mas em questão de aventura, achamos merecidamente um empate entre os bruxinhos contra o Lorde das trevas e Frodo e Cia contra os Orcs e o necromante.

Melhor Adaptação Cinematográfica

Imagem reprodução: Google

O melhor filme, sem comparação nenhuma foi o Sr. dos Anéis. mas e se compararmos cada adaptação cinematográfica com seu respectivo livro, qual seria a adaptação mais fiel ao que foi contado no livro? A resposta seria o do mundo dos Hobbits e Orcs. Surpresos? Pois é, se por um lado a pior adaptação fílmica do mundo mágico fica nas mãos de Harry Potter e o Príncipe Mestiço por outro lado apesar dos troféus, a adaptação não agradou nem o herdeiro de Tolkien, e muito menos alguns dos fãs. Que dizem que o filme não prende a atenção tanto quanto o livro. Como dito pelo site Tolkien Brasil "Especificamente sobre os filmes de Jackson, em entrevista dada ao Le Monde em 2012, Christopher Tolkien diz que “A comercialização reduziu a estética e o impacto filosófico da criação a nada”. E ainda que “Eles evisceraram o livro transformando-o em um filme de ação para jovens de 15 a 25 anos”.


Pior sofrimento

Imagem reprodução: Google

Foram tantas perdas ao longo dos sete anos de HP, que isso acabou levando ao ganho de um ponto nesse quesito. Mas como dizia o amado diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, Dumbledore, não temos que ter piedade dos mortos, mas sim dos vivos, e acima de tudo dos que vivem sem amor.

Resultado: HP - 4X4 - Senhor dos Anéis


Imagem reprodução: Google

E é com grande espanto que anunciamos que na nossa concepção, houve um merecido empate, afinal os dois fazem a alegria e o sonhos de cada um dos fãs de um jeito mais que especial, só nos resta agradecer a diva J.K. Rowling e ao J.R.R. Tolkien pelas obras maravilhosas. Esperamos que tenham gostado, e comentem nos comentários na nossa página social seus preferidos de cada categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário